Saint Chapelle

A Sainte Chapelle é um dos monumentos mais arrebatadores de Paris, é a considerada a igreja mais bonita da cidade e uma das mais emblemáticas do mundo. Por ficar dentro do atual complexo do Palácio de Justiça, na Ilha Cité, é uma verdadeira joia escondida, não sendo visível da rua. Muitos turistas quebram a cabeça tentando achar a pequena portinhola de entrada.


Devido a sua localização dentro do coração da justiça francesa, os visitantes são submetidos a uma revista semelhante à dos aeroportos, com verificação do conteúdo de suas bolsas e mochilas e passar por dois detectores de metal. Somente após esse processo é possível deslumbrar-se com a arquitetura gótica da igreja. Suas paredes e teto foram pintados à mão, o teto parece um céu estrelado e os vitrais são certamente os mais impressionantes e bonitos de Paris.

A igreja faz parte dos Patrimônios mundiais da humanidade instituído pela Unesco, são duas capelas, a capela alta e a capela baixa. Na parte baixa, era onde eram realizados os cultos para os funcionários do castelo, já a parte alta era reservada exclusivamente para o uso da família real, e abrigava a coleção de relíquias religiosas adquiridas pelo rei, essas 22 relíquias ficam expostas nas extremidades da igreja. A capela alta era ligada diretamente com o palácio.

O símbolo do poder do rei na França são os lírios estilizados, que são motivos decorativos recorrentes nas paredes das capelas. Entretanto tanta beleza foi esquecida e depredada durante a Revolução francesa, após ela o local foi transformado em depósito de farinha e de documentos. Atualmente apenas 2 dos 3 vitrais de 15 metros são originais. A restauração ocorreu no século 19.


POR: VICTOR GALE