Museu Rodin - Paris

O museu Rodin, instalado no belo edifício conhecido como Hôtel Biron e rodeado por um amplo jardim é sem dúvida uma parada obrigatória para aqueles que apreciam arte e o trabalho singular do escultor francês.

O prédio em que o museu se instala é uma obra de arte a parte, desenhado pelo arquiteto Henri Favrier, o imóvel possui um desenho clássico e elegante com salões bem arejados e muitas janelas. Inaugurado em 1948, o complexo possui um dos maiores acervos de obras de Rodin, foi o próprio artista doou cerca de 300 estátuas ao estado. Além de Rodin, também estão expostas obras de Camille Claudel, artista francês que morreu na obscuridade, suas obras só foram consagradas graças a sua originalidade, entretanto o reconhecimento veio somente após seu falecimento em 1943.

Dentre as peças expostas estão dezenas de provas em gesso das esculturas originais, essa era uma qualidade particular de Auguste, criar diversos moldes antes de concretizar o trabalho final, sempre com muitos detalhes e perfeição. Nas obras podemos observar as diferentes fases de seu trabalho, ora muito romântico, ora retratos místicos de anjos, ora recortes de batalhas e guerras. Dentre as esculturas mais famosas estão “O beijo” e “O homem com o nariz torto”.


Nos jardins entre um arbusto e outro estão as celebres obras em bronze do artista, passear pelos três hectares do jardim se torna ainda mais bonito quando o tempo permite e o céu está claro. O vergel se divide em quatro espaços principais: um jardim de rosas ao norte, um grande jardim formal com vegetação rasteira e artisticamente aparada ao sul, um terraço que abrigas enormes esculturas de gesso e altos arbustos ao fundo. Dentre as majestosas obras que estão espalhadas pelo complexo está a “Porta do inferno” e o emblemático “Pensador”.


 Além do endereço de Paris, o antigo estúdio do artista em Meudon também foi transformado em museu. Conhecido como Villa des Brillants, era aqui que a maior parte das obras do artista era produzida. Em 1900, 50 pessoas – entre assistentes e fundidores – trabalhavam no local. Além das obras, é possível ver também como era o estúdio e a casa do artista.


O Hôtel Biron está localizado no número 19 da Avenue Auguste Rodin, metro Mairie D’Issy, linha 12. O museu está aberto durante todo o ano e faz parte do Paris Museum Pass. O ingresso, também, pode ser obtido na bilheteria em frente a loja de lembranças. O complexo está há apenas alguns passos do emblemático Mausoléu onde os restos mortais de Napoleão Bonaparte estão guardados, no Hôtel des Invalides, que curiosamente fica no mesmo prédio do Musée de L'armée.

 


POR: VICTOR GALE