Um passeio pela Normandia e pela Bretanha: um final de semana, quatro cidades.

Passei anos e anos sonhando com o dia em que conheceria a magia desta encantadora localidade, foram muitas viagens e muitos sonhos turísticos realizados antes de, finalmente, ser presenteado com um perfeito final de semana pela região da Normandia e da Bretanha, a visita englobou as cidades de Saint Malo, Dinard, Dinon e o magnifico Mont Saint-Michel.

Elegemos a cidade de Dinard como ponto fixo da nossa exploração, trata-se de um balneário turístico localizada na região da Bretanha, que fica cerca de 5 horas do centro de Paris.  Por questões de comodidade e custo/benefício, optamos por alugar um apartamento no AirB’n’B, entretanto existem diversos hotéis e pousadas na região. Ficamos neste apartamento por duas noites e fizemos todos os passeios entre as cidades de carro e dentro delas nos locomovemos a pé, as localidades que visitamos são de fácil acesso para pedestres, e por ser inverno na Europa, não haviam muitos turistas circulando pela região, o que facilitou nossas caminhadas.

Chegamos à cidade no início da noite, depois de uma pausa para jantar em um restaurante de estrada, e fomos direto para nosso apartamento, já que tudo já estava fechado devido a temporada de inverno e ao horário. Na manhã seguinte, acordamos cedo para aproveitar bem o dia, saímos para tomar café-da-manhã em St. Malo e conhecer a cidade fortificada (curiosidade: é possível ver o skyline de St. Malo a a partir da orla de Dinard).  Para quem está de carro, o trajeto leva cerca de 10 minutos, mas para quem não dispõem de tal comodidade, há um ônibus e também uma balsa que fazem a travessia de Dinard para St Malo.

Tomamos um típico desjejum no restaurante do Hotel du L'Univers, localizado na Place Chateaubriand. (http://www.hotel-univers-saintmalo.com/) O local possui um ambiente bem descontraído e elegante, com funcionários bilíngues e um cardápio simples com itens essenciais para um típico café-da-manhã francês, com croissant, pain du chocolat, geleias e manteiga.

Passamos a manhã explorando St. Malo, uma cidade bastante turística e com uma forte tradição corsária. Foi desta cidade que Jacques Cartier partiu para conquistar o Canadá, em 1534. A Bretanha em geral tem uma tradição grande de navegação e pesca por conta do grande litoral, a culinária local se baseia em frutos do mar, é possível ver inúmeras barraquinhas que vendem peixes e crustáceos. A parte mais turística do balneário fica dentro dos muros fortificados, é possível subir e andar pelos muros, e essa é uma das melhores maneiras de ver a cidade do alto. São catedrais, torres, casas de pedra e muitos edifícios para se conhecer ao longo da vista do muro, dá para ficar várias horas lá em cima admirando a cidade de pedras e a belíssima vista do mar.

Se você for à Saint-Malo, aproveite para conhecer um pouco da gastronomia da região, além dos frutos do mar, há também, biscoitos amanteigados, conhecidos como Palets Bretons, outra coisa bem típica da região são os caramelos salgados, que podem ser encontrados em várias lojas de lembrancinhas.

Após a visita à St. Malo fomos para a cidade de Pontorson para uma pausa para o almoço, essa pequena comuna francesa está a poucos minutos de carro da grande atração da região, o Mont Saint-Michal. Para o almoço elegemos um prato típico francês, o crepe. Fomos ao restaurante Le Grillon, localizado no número 37 da rue Couesnon. Essa foi uma escolha muito feliz, em um ambiente aconchegante e agradável, com funcionários simpáticos e uma refeição deliciosa. Vale a pena provar, também, outra iguaria francesa desta região do país a Sidra. Essa bebida é o resultado do suco de maçãs fermentadas, e as maças provem das produções locais e são de variedades diferentes, os principais tipos são: Guillevic (acidulada),Douce Coët Ligné (doce), Douce Moen, Peau de Chien, Prat Yeot (doces-amargas), Kermerrien, Marie-Ménard, C’huero Briz (amargas). A mistura destas frutas proporciona uma bebida harmoniosa, equilibrada, leve e saborosa. É possível encontrá-la em diversas lojas locais a preços mais altos, devido a autenticidade e a grande quantidade de turistas, entretanto em Paris é possível achar tal bebida por 2 euros na rede de supermercados MONOPRIX.

Logo em seguida partimos para o misterioso Mont Saint-Michel, local tem uma história rica, passear por suas ruazinhas medievais é um privilégio enorme. Como não entram carros e existem construções muito antigas e bem preservadas, como a abadia, é muito mais simples se imaginar como era a vida naquele local nos séculos passados.

Imagem incorporada

O que mais encanta os turistas, de fato, é a magia das marés, que transformam o monte sagrado em uma ilha de um jeito único. O monte fica completamente cercada de água do mar em questão de horas,  o biólogo Patrick Desgué, nos explica que esse fenômeno se dá graças a atração da lua e do sol sobre a massa de aguá que está sobre a terra. Entretanto esse fenômeno ocorre cerca de 24 vezes por ano, ou na lua cheia ou na lua nova, portanto é necessário estar no local nas datas corretas, o site oficial de turismo do complexo disponibiliza uma tabela com datas que o fenômeno ocorrerá. Atualmente é possível acessar a ilha independente da maré, graças a uma ponte que foi construída em 2014. Ou seja, se você se hospedar fora do Monte ou estiver apenas de passagem por algumas horas, não precisa se preocupar em ficar ilhado.

Eu tive o imenso prazer de ser presenteado com um dia prefeito na região, e pude acompanhar de perto esse magnifico capricho da natureza. Quando nós chegamos lá a maré ainda estava baixa, o que nos permitiu explorar a pé o imenso areal e tocar as águas do canal da mancha. Depois dessa aventura molhada, passeamos pelas ruelas da cidadela medieval, leva-se em torno de meia hora para subir até o topo do monte e ficar aos pés da abadia, mas como bons turistas parávamos para observar tudo, retratar cada canto da cidade, cada casa de pedra, cada telhado com musgo amarelo, o charmoso cemitério e principalmente a vista.

Imagem incorporadaImagem incorporada

A grande atração dentro do Monte Saint-Michel é a abadia. A entrada custa 10 euros, compramos na hora, mas é possível comprar antecipadamente através do site do complexo.

Imagem incorporada

Na hora da fome, nada melhor do que saborear um prato tradicional do local, a omelete suflê da Normandia. O restaurante que apreciamos essa iguaria nos garantiu que a receita é a mesma que saciava a fome dos romeiros, ele se diferencia da omelete que conhecemos por que além de ser batido a mão com um fuê ele é assado em forno à lenha como em 1888. Nesse site é possível encontrar uma variação fácil e deliciosa deste prato: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/omelete-sufle.htm

Resultado de imagem para omelete sufle

Ver o Mont Saint-Michel a noite é sem dúvida uma das experiências mais incríveis, espetaculares e inesquecíveis que já tive. Realmente as cores do céu roubam nossas palavras e os olhos se enchem de lágrimas. Sem sombra de dúvida visitar essa região do planeta deve-se estar na lista de coisas para fazer antes de morrer de qualquer viajante.

Imagem incorporadaImagem incorporada

Nosso dia terminou na cidade de Dinan, é uma cidadezinha localizada na Bretanha que nos convida a nos perdermos por suas ruazinhas do centro histórico, é considerada uma das cidades mais bonitas da França e tem, segundo seus moradores, a segunda rua mais charmosa do país. Quando estávamos lá era época de natal e já havia a famosa e tradicional feira de final de ano, com decorações luminosas que se misturavam com o tom de azul escuro do céu e criava, desta forma uma magia no ar, parecia que andávamos lado a lado com as estrelas. A cidade está a poucos quilômetros do mar, ela fornece muitos atrativos aos visitantes, sendo o principal o simples ato de caminhar por suas ruas medievais construídas no século XIII e rodeada por pequenos mercados de produtos da Bretanha.

Passeamos pela feira, tomamos vinho quente para aquecer-nos e nos perdemos pelos encantadores ruas de pedras da cidade. Depois passamos quase uma hora tentando localizar um restaurante que não estivesse lotado, ou fechando, ou que só aceitasse clientes com reservas prévias. Mas, desta feliz procura surgiu (na minha opinião) o mais belo e aconchegante restaurante que visitamos na região, um bistrô chamado Le Connetable, localizado na 66 Rue de Bres (http://www.leconnetabledinan.com/).

Depois retornamos para nosso apartamento em Dinard e na manhã seguinte para Paris.