Cadeados do amor

Rés a lenda que se trancarmos um cadeado com o seu nome e o nome da pessoa amada e jogarmos a chave fora o amor perdurará para sempre.


Essa história surgiu graças a um trágico e melancólico conto sérvio, que remonta da primeira guerra mundial e narra a história de uma professora chamada NADA que se apaixonou por um oficial do exército sérvio, RELJA, antes dele ir lutar na primeira grande guerra.

Durante a guerra o soldado ficou gravemente ferido e foi cuidado por uma enfermeira alemã, OLGA, que dava-lhe mais atenção do que aos demais pacientes. Os dois acabaram se apaixonando e após a guerra acabaram se casando. NADA ficou tão desolada que acabou falecendo com graças ao seu  "coração partido". 

Quando as amigas e conhecidas de NADA souberam do fatídico acontecimento, elas começaram a tradição do chamado CADEADO DO AMOR. Escrevendo seus nomes e de seus amados em cadeados e prenderam-os na ponte da cidade Most Ljubavi (que significa literalmente: Ponte do amor), localiza-se na cidade de Vrnjačka Banja, na Sérvia. E jogando a chave fora, para que a magia do amor não pudesse ser "quebrada".
A lenda espalhou-se pela Europa e hoje já está bem disseminada pelo mundo. é possível achar cadeados do amor espalhados por diversas localidades do globo. Cidades reconhecidas pelo romance como Paris (França), Veneza e Verona (ambas na Itália) estão abarrotadas dessa crença, entretanto localidades tidas como "menos" românticas como  Moscou (Rússia), Seul (Coreia do Sul)e 
Huangshan (China) estão cada vez mais ganhando esses cadeados.

 Na fotografia abaixo eu estou em Paris, na famosíssima PONT DES ARTS. Que já foi alvo de diversas polêmicas ocasionadas por essa crença de amor.
Desde 2013 o governo da cidade têm retirado os cadeados, quebrando dessa forma o amor eterno dos casais apaixonados. Isso ocorre pelo fato de que o peso dos cadeados tem danificado a estrutura da ponte e ameaçado a segurança de pedestres e dos barcos que passam por baixo desta.  Leia a matéria completa no site do G1.

Muitos casais que terminaram o namoro, noivado ou o casamento estão culpando a prefeitura pelo insucesso de suas relações, uma vez que creem veemente que o amor foi quebrado ao cortarem a alça do cadeado. 

 



A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Dois dos romances de Frederico Moccia, Tre Metri sopra il Cielo (Três Metros Acima do Céu) e Ho Voglia di Te (Quero-te Muito), também ajudaram a espalhar a história aos quatro ventos.  Segundo o site brasileiros mundo a fora: "ficarão para sempre juntos os amantes em Roma que escrevem os seus nomes num cadeado e o prendem ao terceiro candeeiro no lado norte da Ponte Mílvia, atirando a chave ao rio Tibre."

 A câmara de Dublim (Irlanda do Sul) antecipou-se, cortando os cadeados de amor que decoravam a Ponte Ha’penny em janeiro 2012. As autoridades em Roma (Itália) livraram a Ponte Milvia dos seus cadeados em Setembro de 2012. Em Berlim, capital da Alemanha, tal ritual pode custar cerca de EUR$ 35,00 euros em multa. Em Veneza (Itália) cerca de EUR$ 3000.00 euros. Em muitas cidades tal ato é proibitivo pelas comunidades e autoridades, pois enfeiam e danificam por corrosão as pontes e monumentos, já que oxidam e, em grande quantidade, pesam muito à estrutura. Em Recife tal ato iniciou, porém depois que a grade foi roubada duas vezes por criminosos que queriam somente vender o ferro, a ideia não vingou e o governo não pretende retomar a iniciativa.

Em contra partida há cidades onde esse ato de fé e amor são permitidos, como é o caso da capital polonesa, Cracóvia. Na cidade, não é apenas permitido como também é incentivado. Foi criado um spot específico para os eternos amantes, a Ponte Wilanow, uma estrutura de ferro em formato de corações.

elfandarilha

                                                                                                                                                                © Janek Skarzynski/AFP

Cidades como Moscou (Rússia), Seul (Coréia do Sul), Helsinque (Finlândia), Santiago (Chile) criaram espaços específicos para se pendurar o amor. No caso da capital sul coreana o ponto mais alto da cidade - N Seul Tower - localizado em uma montanha há, literalmente, árvores que crescem cadeados. A mania dos apaixonados começou quando os protagonistas de um programa televisivo colocaram dois cadeados na varanda da torre como símbolo de seu amor.


elfandarilha

                                                                                                                                                                  © Kim Hong-Ji/Reuters


Mais próximos de nós, na capital uruguaia, Montevidéu foi findada a "Fuente de Los Candados" (ou a Fonte dos Cadeados) que sela o amor dos apaixonados e serve de depósito para centenas de cadeados. 

                                                                                                                                                        

                                                                                                                                                                                                                @roadfortwo.com


               Mais amor pelo mundo:

  • Casa da Julieta, Verona - Itália.

                                                                                                                                                                                                                                     Acervo

  • Ponte das Artes, Paris - França

                                                                                                                                                                                                                                   Acervo

  • Ponte Luzhkov, Moscou, Rússia


elfandarilha                                                                                                                                                                                   © tripadvisor

  • Ponte Rakkauden Silta , Helsinque - Finlândia

elfandarilha                                                                                                                                                            © bittenbythetravelbug.com

  • Monte Huang, Huangshan - República Democrática papular da China

                                                                                                                                ©s-media-cache-ak0.pinimg.com


  • Broklin Bridge, Nova York - Estados Unidos

                                                                                                                                                                                       ©s-media-cache-ak0.pinimg.com


E você acredita nesse conto de amor eterno? Já fez esse teste? Nos conte.


POR: VICTOR GALE