Auschwitz

O mais conhecido e maior Campo de Concentração da segunda guerra mundial guarda em seus muros e cercas diversas histórias, dores, amores e crueldade. Localizado próximo à cidade de Cracóvia, no sul da Polônia. Esse certamente não é uma estância turística da qual os cidadãos poloneses se orgulhem de ter um seu país.

Ao passar pela placa em alemão que diz: “O trabalho liberta” já é possível sentir que os ares dentro das muralhas do campo sopram de forma diferente, fria e barulhenta, como se fossem gritos de liberdade daqueles que ali padeceram em dor. Cada complexo abriga parte da história, são as casas de banho, a estação ferroviária por onde os prisioneiros chegavam, são pilhas e mais pilhas de roupas, malas, cabelos e pelos humanos, vestes do exército nazista e dos trabalhadores.

As fotografias dentro dos quartos são extremamente perturbadoras, são homens, mulheres e crianças subnutridas. Pessoas tentando se enforcar, trabalhadores carregando pesos inacreditáveis. As fornalhas onde os corpos eram cremados após serem assassinados em um banho eterno.

A visão do complexo de Auschwitz é realmente perturbadora, entretanto extremamente enriquecedora. Como nosso guia nos disse: “Isso é parte cruel da história, mas que deve ser preservado, para que desta forma isso nunca mais volte a ocorrer”


POR: VICTOR GALE