Os 10 mandamentos do viajante

 1 - Não importa quais são suas crenças, respeite a cultura local. 

Esse é uma filosofia primordial. Se você está na liberal Barcelona ou na fechada Arábia Saudita não importa - respeitar os costumes locais é essencial. Pessoas vem e vão o tempo todo, mas a cultura do destino está ali há 2.000 anos ou mais, firme e forte. SEMPRE se recorde você é visitante, está de passagem e não quer estragar suas férias, pagar multas ou ainda ser deportado!


2 - Há alguns pontos turísticos que são essenciais, mas eles raramente mostram o que um lugar realmente é.

Por exemplo ir à Paris e não subir no alto da Torre Eiffel é um pecado, por mais que isso seja coisa de turista e esteja abarrotado deles é algo que deve ser feito pelo menos uma vez na vida. Eu já fiz 3 e não me canso - a vista é espetacular a qualquer hora do dia, seja pela manhã, ou a tarde ou a noite - eu sinceramente recomento, por experiência própria, que se faça isso no final da tarde para assistir ao por-do-sol. Dessa forma serão cinco experiências em uma (no mínimo):

1- Subir ao topo da Torre Eiffel.

2 - Ver a cidade com a claridade de uma tarde.

3 -  Assistir ao por-do-sol no topo da torre.

4 - Ver a Cidade Luz se acendendo. 

5 - Se maravilhar com o brilho da cidade, ver todos os monumentos iluminados.

Entretanto isso não representa 100% o espírito francês. Existem locais menos conhecidos que exibem melhor a essência da cidade - um deles é perder-se pelas ruazinhas de Montmartre, parar para comer um éclair em uma das dezenas de docerias espalhadas pelo bairro e descobrir, por acidente o LE MUR DES JE T'AIME (FOTO). 

(Outros pontos "escondidos" da cidade estão nas minhas DICAS SECRETAS, OU QUASE, SECRETAS DE

 PARIS)

 
3 - Saiba como negociar.

É muito difícil se controlar e não comprar absolutamente nada durante as viagens, seja souvenires ou comida. Assim que o vendedor bater os olhos em você saberá que se trata de um turista e vai ficar empurrando bugigangas da China com preços altíssimos para cima de você ou ainda tentará lhe vender gato por lebre. 

Primeiro SEMPRE pesquise, réplica de monumentos famosos estão espalhados por toda a cidade fique atento a diferença no preço - Isso pode variar e muito. 

Existem itens autênticos e itens falsos fique atento a isso. Coisas fabricadas na China estarão por todos os lados, mas um artesanato feito a mão será mais difícil de ser encontrado em loja de lembrancinha, para isso existem loja especializadas e essas normalmente estão identificadas com algum tipo de selo e os itens vem com um certificado.

NUNCA, eu repito, NUNCA pague pelo primeiro preço ofertado sempre tente negociar. Chore por um desconto no valor final da conta ou por um brinde. O vendedor dirá que não é possível e coisa e tal, mas é sim. Já cheguei a ser literalmente puxado para dentro de loja com o vendedor dizendo: OK, você venceu eu lhe dou X de desconto.

4 - Toda a sua vida pode mudar em um mês, mas sua cidade natal será exatamente como você a deixou.

Essa é a mais pura verdade, sempre que se volta de viagem o viajante nunca é o mesmo - os conhecimentos adquiridos são tão valiosos que são capazes de nos mudar. Mas sua casa estará lá inerte. Seu amigos estarão lá fazendo as mesmas coisas e indo as mesmas festas procurando a mesma coisa. Seu trabalho, também, não mudou drasticamente, ele continua o mesmo. Sua família estará lá para lhe acolher de volta. ENTÃO SE JOGA - viva, experimente, aproveite, aprenda e ensine.

5 - Pelo menos tente aprender o idioma local. Com um “Olá” e “Obrigado”, você vai chegar mais longe do que pensa.

Depois de algumas viagens eu aprendi que os gringos adoram quando tentamos falar alguma coisas na língua local e isso realmente nos abre muitas portas. O humor deles muda, se você entra em uma loja/restaurante a pessoa que irá lhe atender deve pensar: 

"Mais um turista que vai ficar só olhando, fazer mil perguntas e ainda não vai levar nada"

Entretanto um simples "Bom Dia" no idioma local criará uma espécie de vinculo emocional e dará liberdade para se iniciar um diálogo muito proveitoso - você pode ganhar um desconto ou então algo mais valioso para viajantes: uma dica de um local que não está no seu guia de viagens e que tem uma vista deslumbrante da cidade.


6 - Intoxicação alimentar é um saco, mas é um rito de passagem.

Nós viajantes adoramos nos aventurar e nos jogamos na experiência completa, principalmente em locais novos. Sempre queremos provar de tudo, a rua que está fora da rota turística, o restaurante dos locais onde ninguém compreende um idioma estrangeiro e ainda as comidas locais. Às vezes muito apimentadas, às vezes mal cozidas, às vezes preparada naquele óleo que está ali há dias. 

Bom, devo advertir que conforme o tempo que se passa na estrada passamos a ter olhos de águia e escolhemos locais, digamos, menos ruins para nos alimentarmos.  Ter intoxicação alimentar em alguma viagem é sempre um rito de passagem, um mau necessário - e a história pode ser hilária (depois). 

7 - Guarde o seu passaporte com a sua vida

Como sempre digo esse é seu único documento válido para além das fronteiras do Brasil! Sei que é possível solicitar um passaporte de emergência na embaixada brasileira, mas vale ressaltar que embaixadas só se localizam nas capitais e que isso demanda tempo. Um tempo precioso.  E com certeza isso irá lhe atrasar em dois ou três dias e pode ocasionar problemas maiores.


8 - Kit de costura e de remédios são essenciais.

Como já dito, viajante às vezes não têm tempo nem dinheiro para ficar em restaurantes e acabam comendo em qualquer barraquinha de rua. Não que as comidas de restaurantes sejam 100% garantidas. Mas, podemos ter problemas gastrointestinais com novas experiências gastronômicas e  por inúmeras razões. Não somente esse tipo de problema, mas dores musculares por caminhar muito, dores de cabeça e outras podem aparecer a qualquer hora POR ISSO É SEMPRE RECOMENDÁVEL TER UM KITZINHO COM MEDICAMENTOS NA BOLSA.

Bem como um kit básico de costura é essencial - acidentes acontecem!

9 - Ninguém nunca disse que viajar sozinho é fácil. Todos se sentem solitários e com saudades de casa.

Mas nem por isso o mundo acaba. Somos seres humanos, de carne e osso e sentimentos. Às vezes bate uma solidão, a falta de ter alguém para compartilhar aquele momento tão planejado, mas lembrem-se existem amigos em todos os lugares. Por mais que não sejam seus parentes ou seu melhor amigo sempre tem alguém no hostel, no tour, no restaurante que está só e que também precisa de alguém para lhe ajudar com uma foto - pronto está ai uma desculpa para iniciar uma conversa, uma amizade. 

Amizades de viagens tem prazo de validade, existem amigos estarão lá por uma noite, por dois dias, por semanas. Mas tem amigos de viagens que levamos para a vida. SIM, é completamento possível e digo isso por experiência própria. #AARON   

Alpes Suíços


10 - Caminhar é a melhor maneira de explorar uma nova cidade

Definitivamente! São locais escondidos que não estão marcados no mapa ou nos guias. Então caminhe e muito. Além da exploração ainda dá para queimar as calorias extras adquiridas no jantar de ontem e nas bebidas de hoje.

Sófia - Bulgária 

POR: VICTOR GALE