Museu do Vaticano - Roma

Com apenas 0,44 quilômetros de extensão o Vaticano atrai mais de 4 milhões de curiosos e fiéis de todo o mundo por ano, não tem como ir à Roma e não separar um dia para conhecer esse pequeno estado independente. Não se faz necessário ser católico, basta estar interessado em compreender e ver uma das mais simbólicas edificações religiosas do mundo, onde se concentra todo o poder da fé cristã.

Marco da suprema devoção e também, dona de um riquíssimo e valioso museu, a cidade do Vaticano acolhe em seu ventre uma das maiores e mais completas coleções de arte sacra do planeta, entre os trabalhos artísticos mais celebres expostos estão as enigmáticas pinturas da Capela Sistina, e a emocionante escultura da Pietá, ambas do artista italiano Michelangelo.  

Caminhar pelo Vaticano e não pensar constantemente em todo o poder e influência que a igreja católica acumulou durante muitos séculos é uma tarefa quase impossível, a quantidade imensa de artigos, obras e objetos acumulados no interior deste pequeno país é impressionante. São anos e anos de história contadas pelas estátuas e pinturas. A biografia do mundo cristão e a história da humanidade estão escritas em cada canto do museu, prova disso são obras como a Estátua de Hércules, a estátua de Laocoonte e filhos, os bustos de deuses da Roma Antiga, o sarcófago de Santa Helena e a sala das múmias.

Em algumas obras existe uma placa com o número 100, isso representa que a obra é uma das 100 mais importantes dos 9 museus do Vaticano, a Capela Sistina, as Salas de Rafael, o Museu Pio Clementino, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoria Egípcio, Pátio da Pinha, Apartamentos Borgia, Museu Chiaramonti, Sala Imaculada Conceição.

Para visitar os Museus do Vaticano não é permitido o uso de peças de roupas curtas, tais como bermudas, minissaias e blusas sem mangas, tão pouco é permitida a entrada com uso de chapéus. O ingresso custa cerca de €16 para adultos, estudantes tem uma tarifa reduzida, e no último domingo de cada mês a entrada é franca. Os Museus do Vaticano abrem de segunda a sábado das 9h às 18h (com a última entrada às 16h).


POR: VICTOR GALE