Castelo de Chantilly

O Castelo de Chantilly está localizado há apenas 25 minutos de trem de Paris, o ticket do trem custa apenas 12 euros ida e volta, poucos museus no mundo podem ostentar abrigar um acervo com três Raphaël, três Fra Angelico, quatro Watteau, cinco Ingres, três Delacroix e dois Picasso. O complexo, ainda, ganhou uma fama extra no Brasil depois do glamoroso casamento entre a modelo Daniella Cicarelli e o jogador de futebol Ronaldinho em 2005. Sem contar que a cidade que abriga o castelo foi onde o verdadeiro creme Chantilly nasceu no século XV.


Chantilly se assemelha muito com os castelos do Vale do Loire, mas com uma pequena diferença, o castelo está completo e não vazio com os do vale. O museu do conde abriga uma riquíssima coleção de pinturas, móveis e esculturas. Seus jardins podem ser comparados aos do Palácio de Versailles, com jardins ingleses e templos dedicados a deusa grega do amor, Vênus.


Nos séculos passados, o domínio ostentava uma cavalaria poderosa, com cerca de 240 cavalos e 150 cachorros para a caça quotidiana dos nobres. A Revolução Francesa acabou com esta época principesca, mas o imóvel chegou até nossos dias atuais praticamente intacto. Chantilly possui hoje um museu dedicado ao seu bem mais precioso, o cavalo. O atual proprietário do Château Chantilly é o Institut de France. No século XIX, uma doação foi feita pelo último morador do castelo com a condição de que nenhuma modificação fosse feita ao conjunto, e o governo o transformou em museu.


Nos arredores do domínio há uma cidade com o mesmo nome, nessa cidade é possível encontrar fromageries, que fabricam e vendem seus próprios queijos e o famoso creme chantilly. A fromageries localizada na 91 Rue du Connétable, faz o creme na hora sob ordem do freguês. O pote custa 3 euros.


Por: Victor Gale